Sicredi recomenda atenção em transações financeiras para evitar fraudes

A pressa e a desatenção podem resultar em erros nas transações financeiras, independentemente do meio de pagamento utilizado. No dia a dia, é essencial ter cuidado ao realizar pagamentos eletrônicos, como Pix e TED, assim como ao utilizar cartões de crédito e débito. Momentos de distração são frequentemente aproveitados por criminosos para a aplicação de golpes financeiros.

Para aumentar a segurança nas transações, a consultora de Negócios do Sicredi e especialista em meios de pagamento, Andrea Sehaber, orienta sobre cuidados importantes a serem tomados ao realizar uma compra. Entre as principais recomendações, está a necessidade de desconfiar de ofertas “boas demais para serem verdade”, especialmente se vierem acompanhadas de links desconhecidos e suspeitos. Além disso, é essencial manter o aplicativo da instituição financeira sempre atualizado, pois as atualizações incluem melhorias de segurança, e configurar as notificações do aplicativo para monitorar transações e facilitar a identificação de qualquer atividade suspeita.

Atualmente, o Pix é a forma de pagamento mais utilizada no Brasil, ficando à frente do dinheiro em espécie. Devido à grande adesão, muitas pessoas podem acabar relaxando a atenção ao realizar transações, acreditando que dominam completamente essa forma de pagamento. No entanto, Andrea alerta para a importância de conferir cuidadosamente o número da chave Pix, o nome e as informações do destinatário, bem como o valor a ser transferido antes de confirmar a operação. “Um erro de digitação na chave Pix pode fazer com que o dinheiro seja transferido para uma conta errada. Em casos assim, as chances de recuperar o valor são pequenas”, explica.

O cartão de débito também está entre os meios de pagamento mais utilizados e exige medidas de segurança. Segundo Andrea, nunca se deve compartilhar a senha ou os dados do cartão com terceiros, e é recomendável evitar o uso da mesma senha para diferentes operações. Para compras online, o ideal é optar por cartões virtuais, que oferecem uma camada extra de proteção. Também é imprescindível verificar se o site de compra é seguro, conferindo se a URL começa com “https://” e se há um cadeado na barra de endereço.

Para pagamentos presenciais com cartão, a especialista recomenda sempre conferir o valor inserido na máquina antes de confirmar a operação e digitar a senha com atenção. Também é fundamental não deixar a senha anotada em locais de fácil acesso.

No recorte por segmento, a utilização do cartão de crédito é mais frequente entre os estabelecimentos comerciais devido à possibilidade de parcelamento e aos programas de recompensas oferecidos pelas operadoras. Para os consumidores, é uma alternativa que oferece a segurança do chargeback, ou seja, a possibilidade de contestar cobranças indevidas em caso de fraudes.

Os cuidados valem para todos que desejam realizar transações financeiras com segurança. Para mais informações, acesse: sicredi.com.br/site/seguranca/dicas/