Startup Day estimula empreendedorismo digital em Boa Vista

Empresários e estudantes participaram de uma de noite de troca de conhecimentos na área de tecnologia durante o primeiro Sebrae Startup Day em Roraima, nesta quinta-feira, 22, no Centro de Ciência Tecnologia e Inovação (CCTI). O evento ocorreu simultaneamente em 48 cidades de todo o Brasil com o objetivo de discutir o cenário do empreendedorismo digital e estimular o desenvolvimento do modelo de negócios das Startups.

O evento foi promovido pelo Sebrae e contou com a parceira do Buriti Valley, Centro de Ciência Tecnologia e Inovação, Quiz Marketing e Consultoria, TicketPhone e Makunaima Expedições.

Vários empresários contribuíram com o debate dividindo os conhecimentos de tecnologia na área em que atuam. Hélio Zanona contou uma pouco da experiência na área de turismo com a criação da empresa Makunaima Expedições, uma empresa tradicional e que adotou o modelo de negócios usado nas Startups. Rodrigo Queiroz falou sobre a realidade local do Marketing Digital, Vanessa Raskopf mostrou a melhor forma de usar o Whatsapp para atender a clientela e Gustavo Nogueira palestrou sobre a Inovação.

O diretor da TicketPhone Gustavo Nogueira, disse que o objetivo principal da participação dele no evento foi justamente mostrar como trazer ferramentas inovadoras para o mercado. “A cada dia, mais eventos que incentivam e capacitam o empreendedorismo estão sendo oferecidos no nosso estado. Agora, Roraima está alinhado a um evento que de alcance nacional na área de tecnologia. Os jovens e empresário precisam sim ficar antenados e aproveitar essas oportunidades para se aperfeiçoarem em relação as novidades”, destacou Gustavo.

No meio dos empresários e estudantes estava Iury da Guia Salino, analista de sistemas e integrante da Startups My Pet’s, para ele o evento foi muito produtivo. “Escutamos relatos de empreendedores de sucesso, que conseguiram mostrar com clareza que empreender não é ficar rico da noite para o dia e, sim, trabalhar muito para mudar o mundo em que vivemos de forma significativa”, avaliou.

Ainda segundo Iury, o Sebrae Startup Day com certeza engajou novos empreendedores que saíram com um novo conceito e uma outra visão do que é empreender. “Eventos como esse devem acontecer com mais frequência, pois a colaboração é muito grande para nós, novos empreendedores. Foi muito bom participar desse evento e ver a casa cheia, quem não foi, perdeu a chance de ampliar seus horizontes empreendedores”, disse o analista.

Buriti Valley – Trata-se de uma iniciativa colaborativa, em construção, sem fins lucrativos, criado por um consórcio de instituições que já vem realizando ações de fomento, tendo por finalidade a efetivação do ecossistema startup sustentável em Roraima, possibilitando que práticas e sujeitos atuem em um mesmo ambiente.

Startups – São desenvolvidas por grupo de pessoas que trabalham com uma ideia inovadora, repetível e escalável, que atenda a crescente demanda do mercado atual. É um novo conceito que visa sair do mercado tradicional e chega a Boa Vista com um modelo de gestão facilitado e basicamente tecnológico, com retorno financeiro em prazo menor, e com menos investimentos. 

Fonte: secretaria municipal de Comunicação de Boa Vista