Técnicas Pedagógicas inovadoras em destaque durante oficina na Estácio

Professores e técnicos acadêmicos do Centro Universitário Estácio da Amazônia participam no início da noite desta quarta-feira, dia 1º, de uma oficina diferente em que vão aprender um pouco mais sobre o apoio de técnicas pedagógicas em sala de aula.

O professor do curso de Administração, Carlos Varela, ministra a aula junto com a professora Hérica Paixão, coordenadora do curso de Pedagogia, e explicou que durante a oficina serão utilizadas algumas técnicas pedagógicas que poderão auxiliar os professores no momento de construção dentro de sala de aula, propiciando aos alunos mais participação e, consequentemente, mais conhecimento.

Ele acredita que o ensino superior tem se preocupado em tornar as aulas mais atrativas. “Essas iniciativas demonstram essa preocupação em atender a esse novo perfil do acadêmico que tem acesso a informações na palma da mão, de maneira fácil e rápida, e que pode e deve questionar, contrapor as opiniões do professor, ajudar no conteúdo de sala de aula. Isso propicia um ambiente de construção coletiva onde o professor passa a ser um condutor dos trabalhos e não o centro das atenções”, comentou.

Essas novas práticas refletem, conforme ele, nos resultados finais. “Reflete no aproveitamento dos alunos, por que estes precisam ter uma leitura anterior para poder participar da dinâmica de sala de aula. Fica mais conteúdo fica retiro que durante uma aula expositiva”, comenta ele ao salientar que estudos apontam que as aulas expositivas costumam deixar os alunos com 25% de conhecimento do conteúdo, enquanto que durante uma aula construtiva esse percentual fica acima de 75% de aproveitamento.

Uma dica dada de Carlos Varela para os professores que querem adotar essas técnicas é procurar mais conhecimento e tornar a sala de aula um espaço de construção de conhecimento, dando ao acadêmico mais oportunidade de participar ativamente das aulas.

Outras oficinas estão sendo oferecidas pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia durante um encontro pedagógico direcionado a professores, coordenadores de cursos e equipe acadêmica. Muitas dinâmicas de grupo, oficinas e palestras motivacionais marcam o evento, que também contou com o lançamento do livro Elite e Poder: Geopolítica de Roraima (Período de 1943 a 1994), do professor Pedro de Jesus Cerino, coordenador do curso de Direito da instituição.