Terapia em grupo vai abordar inteligência emocional com adolescentes

O coração do adolescente’. É com este tema que a psicóloga Aline Adail inicia este mês mais um projeto de trabalho em grupo, voltado exclusivamente para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. A ideia, segundo ela, é através de uma roda de conversa, trabalhar diversos temas que vão contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional.

Segundo ela, é urgente e necessário promover um bate papo direto com essa faixa etária que está a cada dia “vivendo desconectados da realidade”. “São poucos os adolescentes que tem visão de futuro, demonstram que estão se esforçando para alcançar alguma meta, algum objetivo. Nossos adolescentes estão totalmente perdidos, não estão vivendo num mundo real, e os pais cada vez mais estão ajudando que esses adolescentes vivam num mundo de fantasia”, explica.

De acordo com a especialista, além de conversas como essas é importante que os pais entendam que precisam criar os adolescentes passando responsabilidades, e por outro lado cobrar, mas de forma carinhosa, sem grosseria e com conversa, mostrando que são responsáveis pela vida deles. “Tem que ter um equilíbrio”, completa.

Para Aline, esse é um momento de transição em que as pessoas dessa faixa etária apresentam muitos conflitos e dúvidas. “Será um espaço para encontrar pessoas na mesma idade, fazer novas amizades, compartilhar dos mesmos desafios para viver uma adolescência sem traumas. Será divertido, dentro de todo esse trabalho vai ter dinâmica, trabalho em grupo, individual e relatos”, explica.

Dentre os diversos temas que serão abordados nos oito encontros semanais, um deles, obviamente, será o uso das redes sociais. “Muitos deles têm focado parte das suas vidas dentro de telas. Mas nós vamos abordar sobre como cada adolescente pode se monitorar. A ideia é mostrar para esse adolescente que ele é quem vai coordenar a vida dele”, afirma.

Ainda dentro da inteligência emocional, questões como a visão de futuro, viver em sociedade, relacionamentos familiares, autoridade, disciplina, autoconfiança e autoestima. “O que ele almeja para daqui 5 ou 10 anos, como se imagina? E dentro disso trabalhar a autoestima, as crenças, o que pode limitar a pensar sobre o futuro e de almejar algo na vida profissional ou familiar?”, descreve.

Além disso, sobre a questão familiar, a especialista explica que vão trabalhar a linguagem de amor, gratidão e perdão. “O objetivo é mostrar para esse adolescente que às vezes a gente culpa muito o pai e a mãe por uma situação, mas que podem começar a pensar de maneira diferente e trabalhar a gratidão pelos que eles têm e trabalhar o perdão também em muitos casos”, ressalta.

SERVIÇO:

Grupo de Terapia: O Coração do Adolescente

Quando: a partir do dia 20 de agosto

Local: Galeria Saraiva

Como: 8 encontros semanais

Investimento: R$500,00

Contato: 99144-3383