Em alusão ao dia do estudante, que é comemorado nesta quinta-feira (11), o Tribunal de Justiça de Roraima promoveu uma tarde de atividade lúdica com alunos do 9º ano da escola Oswaldo Cruz, com o objetivo de promover um resgate da memória regional, com passeios a lugares históricos de Boa Vista.
A aula diferente é uma iniciativa do setor de Memórias Institucional do TJ que, na primeira edição do projeto, o passeio histórico começou pela própria escola e a praça da Bandeira, passando pela Orla Taumanan, prédio da Intendência, igreja matriz, locais que formam a região onde foi o início da capital de Roraima.
Os alunos visitaram ainda a praça Barreto Leite, onde fica a residência da família Brasil, o Centro Nós Existimos, Casa Bandeirantes e Monumento aos Pioneiros. Depois da Casa da Cultura e Prelazia, o grupo encerrou a visita no Fórum Sobral Pinto.
A “Excursão sobre a história de Boa Vista e do Tribunal de Justiça de Roraima” surge como uma forma de fortalecer a relação entre a sociedade e o Tribunal de Justiça de Roraima, além de estimular o resgate da memória regional dos estudantes.
“Demonstrar a história de forma prática, em lugares significativos do passado e da atualidade, em uma ação ao ar livre, torna-se uma experiência inédita de estudo, pois, por meio da contextualização histórica das obras, pode-se apresentar as produções humanas. Não apenas uma sucessão vazia de grandes obras, e sim o resultado de um processo político que busca integrar e fortalecer a sociedade”, ressalta Olane Matos, chefe do setor de Memórias do TJ.