Trabalho infantil será tema de palestra na escola Jesus Nazareno nesta terça, 18

Levar informações sobre o que caracteriza e os prejuízos causados pelo trabalho infantil é a proposta da palestra que a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), por meio do Peti (Programação de Erradicação do Trabalho Infantil), levará aos alunos da Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, no bairro Caranã, nesta terça-feira, dia 18, em dois horários: pela manhã, das 10h45 às 11h45, e à tarde, das 16h45 às 17h45.

A palestra, que será ministrada pela coordenadora estadual do Peti, Rita Maria Lima de Melo, abordará os aspectos que caracterizam o trabalham infantil e os prejuízos que a criança e o adolescente podem sofrer com essa prática. “Muitas vezes, os adolescentes não têm consciência de como podem ser prejudicados tanto em sua saúde como na formação escolar, por isso levaremos esses esclarecimentos até eles, por meio de uma conversa dinâmica e participativa”, enfatiza a coordenadora estadual.

Essas informações são muito relevantes para esses alunos, já que, como pontua a diretora da escola, Ivani Soares Pedrosa, a unidade possui um alto índice de estudantes que trabalham no horário oposto ao da escola. “Quando os questionamos o motivo pelo qual o trabalho de casa não foi feito, eles dizem que não tiveram tempo, porque estavam trabalhando. Eles não têm tempo. Não existe tempo para serem crianças. Eles podem sim ajudar em alguma atividade, desde que esta não ocupe o tempo integral e não cause nenhum prejuízo ao adolescente”, enfatiza a diretora.

Fonte: secretaria estadual de Comunicação