O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), representado pelo diretor geral, Vick Mature, e a Universidade Estadual do Estado de Roraima (UERR), por meio do reitor Regys de Freitas, firmaram, na manhã da sexta-feira, 5, um Acordo de Cooperação para implantação do Projeto Mesário Universitário.
Mature explicou que o Projeto Mesário Universitário faz parte das ações de educação política da Justiça Eleitoral e consiste no estímulo ao voluntariado voltado à prestação de serviço eleitoral perante as mesas receptoras de voto. “Personagem fundamental para a realização das eleições, o mesário qualificado assegura ao eleitor o livre exercício do voto, a lisura do pleito, além de participar ativamente do processo eleitoral para o fortalecimento da democracia”, disse.
Um dos principais benefícios aos acadêmicos que aderirem ao projeto é a concessão de 30 horas como atividade extracurricular. Ao estudante trabalhador que participar do treinamento de mesário e atuar no dia da eleição, serão concedidos ainda quatro dias de folga. De acordo com o presidente da comissão de mesários, Randerson Aguiar, até o momento, apenas a UERR aderiu ao Projeto. “Estamos aguardando o posicionamento das demais instituições de ensino superior para estender a execução do Projeto”, disse.
Os universitários poderão fazer a inscrição pelo site www.tre-rr.jus.br, através do link http://tre-rr.jus.br/site/mesariovoluntario.html, ou diretamente no cartório eleitoral até o dia 15 de agosto.