Desmistificar o marcapasso e mostrar para a população que um cuidado fácil e rápido pode salvar vidas. Estes são os principais objetivos do Dia do Portador de Marcapasso, campanha que chega, no dia 23 de setembro, à terceira edição e que, este ano, tem como tema “Não deixe o seu coração sair do ritmo, tome uma medida de pulso”.
Em Boa Vista será realizado uma campanha de orientação com a distribuição de cartilhas explicativas e exposição de marcapassos na Central de Serviços Unimed e no Instituto de Cardiologia Sinai.
Organizada desde 2014 pela ABEC/DECA – Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial, a iniciativa chegará a mais de 30 cidades brasileiras para esclarecer a população sobre os sintomas que mostram quando é necessário o implante de marcapasso, cardiodesfibrilador implantável e ressincronizador cardíaco. “Os brasileiros precisam saber da importância de procurar um cardiologista ao perceber determinados sintomas, como cansaço fácil, tontura, desmaio e palpitação. Orientamos sobre como eles devem agir ao apresentar uma dessas queixas e onde buscar atendimento. Neste processo, a medida dos batimentos no pulso é fundamental para identificar possíveis alterações. Por isso, ensinamos como tomar uma medida de pulso e a importância de fazê-lo de forma correta”, explica Stela Maria Vitorino Sampaio, diretora de comunicação da ABEC/DECA.
A iniciativa vem ao encontro de uma das principais metas da ABEC/DECA, que é lutar para mudar a realidade dos marcapassos no país. Segundo dados do Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, enquanto no Brasil são implantados 215 marcapassos por milhão de habitantes, na Argentina são 382, no Uruguai são 578 e em Porto Rico, 606 marcapassos por milhão de habitantes. Nos países desenvolvidos, esses números são ainda mais expressivos: 774 em Portugal, 956 na Inglaterra, 977 na França e 1.298 marcapassos por milhão de habitantes na Alemanha.
Sobre a ABEC/DECA – A ABEC/DECA – Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). O DECA foi fundado em 1986 por cardiologistas, cirurgiões cardíacos e outros médicos interessados no tema. Durante esses 29 anos, mantém seus objetivos de agregar, disciplinar e capacitar os profissionais da medicina envolvidos na área de estimulação cardíaca artificial.
Atualmente, o DECA conta com mais de 700 associados em todo o Brasil, que realizam em média 18 mil implantes de marcapassos, desfibriladores e ressincronizadores por ano, para pacientes previdenciários (SUS), particulares ou conveniados.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Unimed Boa Vista