Foi prorrogado até o dia 28 de outubro o prazo para inscrições de trabalhos no Encontro de Iniciação Científica da Estácio. O evento este ano continuará sendo virtual, e vai acontecer no período de 9 a 11 de novembro, com apresentações de painéis, artigos, além de palestras com cientistas renomados nas áreas temáticas do evento. Os temas vão discutir meio ambiente; estratégicas e tecnologia; direitos humanos e constitucionais; processos educacionais; prevenção, cuidados e tecnologia em saúde.
Para se inscrever, alunos e professores devem acessar o link do evento (https://www.even3.com.br/eicea2021/) e cadastrar suas pesquisas. O Centro Universitário Estácio da Amazônia realizará três grandes palestras e uma mesa redonda, com apresentação de trabalhos científicos, também de forma online.
A primeira, no dia 9 de novembro, vai abordar ‘Paradigma de educação digital em cenários híbridos de aprendizagem’, com a participação do professor doutor José António Marques, da Universidade Aberta de Portugal. No dia 11, o pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia, professor doutor Alexandre Cardoso, falará sobre ‘Realidades Virtual e Aumentada no Contexto da Indústria de Energia’. No mesmo dia, a palestra ‘Pesquisa com seres humanos e a questão ética’, abordará os cuidados com a coleta de dados que envolvem seres humanos. A professora doutora Márcia Teixeira, da Universidade Estadual de Roraima, é quem abordará o tema.
Também será promovida uma mesa redonda para debater ‘Direitos humanos e violência doméstica’, com representantes da Defensoria Pública do Estado de Roraima, da Associação União de Negras e Negros pela Igualdade e da União de Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira, no dia 10 de novembro, quarta-feira.
O EVENTO
O Encontro de Iniciação Científica e Extensão da Estácio da Amazônia está em sua 13ª edição e surgiu como um canal para apresentações à comunidade de todas as produções desenvolvidas dentro do ambiente acadêmico. Essas produções são, em sua maioria, objeto de estudo dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário. A finalidade é garantir aos estudantes o desenvolvimento continuado das capacidades acadêmicas.
Além disso, a contribuição científica agrega valores sociais, científicos, ambientais e institucionais ao inserir os estudantes em contato direto com as metodologias e procedimentos que podem despertar a vocação científica e o interesse pelo processo da produção da ciência e extensão.