Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Unesco faz pesquisa de campo em Roraima para saber anseios de artistas locais

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está fazendo uma pesquisa de campo para elaborar um diagnóstico dos anseios dos artistas locais de Roraima. A informação é do consultor da Unesco, Ricardo Almeida.

Ele ministrou palestra ontem para produtores culturais, atores, cineastas, artistas plásticos e representantes de instituições de ensino. A ideia é melhorar o diálogo em regiões de fronteira do Brasil com os demais países do Mercosul.

De acordo com ele, a proposta é difundir a cultura nas fronteiras, tendo como base a proximidade que vai além da geografia: passa pela história em comum entre ambos os países, pela linguagem, pelos costumes, e pela economia desses povos. Ricardo Almeida explicou que esse trabalho é feito em parceria com o Ministério da Cultura, e visa fortalecer laços que promovam o desenvolvimento em múltiplas perspectivas nesses estados e países. “Estamos fazendo uma pesquisa de campo e levantando dados com as comunidades, prefeitura e instituições de ensino. A partir daí teremos um diagnóstico dos anseios dos artistas locais e veremos o que é viável para criar leis que fomentem a cultura dos países fronteiriços”, explicou Ricardo.

Alex Pizano é cineasta independente. Para ele, o momento é de apoiar a arte em suas mais variadas formas. Ele lembrou que recentemente o cinema roraimense foi selecionado pelo Festival Internacional de Curtas Metragens em São Saulo. O filme ‘Fronteira em Combustão’ é uma produção independente do cineasta Thiago Bríglia. Com duração vinte minutos, ele aborda justamente a relação de Roraima com o país vizinho, a Venezuela.

“A vinda do representante nacional em Roraima é fundamental para mostrarmos o que já vem sendo feito e nossa pluralidade que vai das artes plásticas, ao teatro e cinema, e esperamos que nossas ideias sejam vistas por outros países”, comentou Pizano.

Além de Boa Vista, o município de Pacaraima também receberá equipes que vão fazer entrevistas com coordenadores de coletivos culturais, produtores, lideranças e autoridades para levantar informações preliminares sobre as políticas locais, assim como a cultura, a sociedade e a economia regional.

 

Com informações da secretaria de Comunicação de Boa Vista