Devido ao índice de adesão menor que o esperado, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde de Roraima) vai prolongar o período de vacinação contra sarampo. Inicialmente prevista para terminar na última terça-feira (10), a campanha agora vai até 21 de abril. Pessoas de seis meses a 49 anos que não tenham registro vacinal devem se imunizar.
O aumento foi necessário porque a população convocada para avaliação da situação vacinal era mais de 400 mil pessoas (ou seja, habitantes de Roraima entre seis meses e 49 anos). Dessas, 136.570 (33%) procuraram os postos e 62% dos que compareceram foram vacinados, totalizando 85.361 doses aplicadas.
Segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, os municípios estão recebendo todo o apoio necessário para realizarem as ações. Será mantido, por exemplo, o apoio de 30 carros para tentar alcançar o maior número possível de pessoas que ainda não tenham sido vacinadas contra o sarampo. “Queremos adentrar as vicinais e chegar aos lugares mais distantes, onde a população estiver”, disse Daniela.
Os veículos foram locados a pedido do Governo do Estado para auxiliar na fase atual da campanha contra o sarampo, chamada micro programação. O Estado está arcando com o combustível utilizado nas caminhonetes.
Foram distribuídas mais de 123 mil doses com componentes contra o sarampo para os municípios, e aproximadamente 98 mil doses continuam em estoque. O Ministério da Saúde autorizou um total de 420 mil doses e se comprometeu a enviar todo o quantitativo necessário para Roraima.
CASOS – Até o momento, foram notificados 244 casos de sarampo. Desses, 59 foram confirmados, 176 permanecem em investigação e 9 foram descartados.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação