Falta menos de um mês para começar a festa mais animada e democrática do Brasil. Sim! É do Carnaval que falamos: a época que as pessoas mais extravasam e, na maioria das vezes, sempre aproveitam para se fantasiar.
Apesar de Boa Vista não ter uma tradição de festas carnavalescas no estilo do que acontece no Sudeste e Nordeste do país, nos últimos anos o roraimense tem usado a criatividade para se divertir nessa época do ano.
“O Carnaval de Boa Vista cresceu muito nos últimos tempos: temos bloquinhos de ruas e festas muito bacanas, onde é possível encontrar fantasias super criativas”, observa Roberta Botelho, empresária do ramo de moda praia em Boa Vista.
A pedido da reportagem do EducaRR, ela apresentou sugestões e deu algumas dicas de looks para fazer bonito nas ruas. Ela explica que na hora de montar um look, não precisa ser necessariamente uma fantasia super produzida e cara. “Você pode improvisar com os apetrechos e roupas que você já tem em casa. Tem peças assim coringas para esse período que podem fazer dois ou três looks”, orienta.
Ela explica, por exemplo, que uma blusa listrada é uma peça versátil porque dependendo da cor se consegue fazer uma fantasia de pirata, de marinheiro ou de arlequim. Outra peça muito versátil é o lenço. “Ele vai com a fantasia de pirata se você amarrar tipo bandana, ou você pode amarrar no estilo do Rambo para os homens. Pode também pode usar para fazer uma fantasia de roqueiro. E se amarrar com lacinho para cima, ele vira uma fantasia de pin up e também dá para arrumar de uma forma despojada e fazer uma fantasia hippie”, orienta.
Por fim, ela diz que a blusa branca é outra peça coringa e que pode ser usada em vários looks. “A de botão dá pra combinar com um lencinho na cabeça para completar a fantasia de pin up. O estilo é não fechar até o final, dá um nózinho na cintura e usar com short de cintura alta. Também serve para fazer fantasia de médico ou a fantasia do coringa, naquela cena que ele sai do hospital. Pega faz uma maquiagem, pinta o cabelo de verde e fica muito bacana”, sugere.
O importante é deixar a criatividade rolar e aproveitar o que você tem em casa. Mas se quiser investir numa fantasia completa, a empresária Camila Dantas conta que este ano a variedade de peças está muito maior que no ano passado.
Segundo ela, para compor um look criativo e lindo para se divertir não necessariamente tem que seguir aquela fantasia vendida pronta. Pode inventar com apetrechos e acessórios com brilhos que no Carnaval tudo cai bem. “No contexto atual que estamos, com as redes sociais ditando moda, tudo mudou muito. Antigamente você fazia apenas um abadá e ia pra festa. Hoje em dia você tem um acessório paro cabelo, um brilho na pele, tem uma bolsa pochete (que está em alta), uma saia com brilho, uma meia no meio da perna, e até sapatos específicos para ocasião”, comenta.
Ela conta que as novidades do momento são tatuagens de pele, pedrarias para o rosto, adereços como frases nas tiaras, seguindo a onda dos ‘memes’ da Internet. Para ela, esse é o momento de se inspirar e se jogar com tudo. “Hoje em dia todo mundo entrou no clima, mesmo que seja em casa com os amigos. Aqui na loja mesmo tem gente comprando para fazer festa em casa porque não quer sair por causa da insegurança. Ou mesmo para um esquenta. Alguns compram adereços iguais para sair em grupo, e entrar no clima”, completa.
De acordo com Camila, os acessórios são para todos os bolsos. Segundo ela, uma tiara mais em conta custa entre R$6 e R$8. “E você ainda pode pegar uma tiara e incrementar: pega uma flor que tem em casa, que não usa mais, um gliter que tem do filho, deixar brilhosa. Hoje em dia tem o pronto, mas também tem os adereços que cabem em qualquer bolso”, afirma.
E se vai seguir a sugestão de customizar, Camila conta que esses adereços são mais variáveis ainda. “Tem penas que dá pra customizar. Tem fitinhas, brilhos para usar na sua roupa já usada, mas que você pode remodelar. Uma fita brilhosa. Enfim, é só usar a criatividade”, conclui.