Em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 25, na Câmara Municipal de Boa Vista, o vereador Manoel Neves (PRB) pediu apoio na criação de políticas públicas de combate e prevenção ao suicídio e apresentou um novo projeto de lei que institui a criação de campanhas durante o Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio.
O projeto ainda não possui data para entrar em votação no plenário da Câmara mas, caso aprovado e sancionado pelo Poder Executivo municipal, deve instituir a criação da campanha “Setembro Amarelo” como mês de combate ao suicídio e valorização da vida humana no calendário oficial do município de Boa Vista.
“O suicídio é um tema complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens e classes sociais. No Brasil, durante setembro estão sendo organizadas campanhas de combate e prevenção que visam chamar a atenção da população para o suicídio. Acreditamos que a instituição da campanha no nosso calendário ajudaria a reforçar a discussão da temática”, justificou o parlamentar durante a sessão.
De acordo com o projeto de lei, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá campanhas baseadas em diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), como a promoção de palestras, dinâmicas de grupo, incentivo à leitura de obras que abordam o tema de forma adequada, oficinas e filmes educativos. Além disso, o estabelecimento de redes de apoio integrando a comunidade à psicólogos e assistentes sociais que possam contribuir com seu conhecimento.
OUTROS – Tramita nas comissões da Câmara Municipal, um projeto de lei de autoria do vereador Manoel Neves que institui a “Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Suicídio” no âmbito de Boa Vista. As medidas têm o objetivo de alertar e promover o debate na comunidade geral boa-vistense acerca do suicídio, suas possíveis causas e indicadores, auxiliando a sociedade na identificação de sinais de um potencial suicida.
Em julho, o plenário da Câmara Municipal de Boa Vista aprovou outro Projeto de Lei, também de autoria de Manoel Neves, que institui a criação da “Semana Municipal de Valorização a Vida Humana” no calendário oficial do município. O projeto foi proposto como forma de valorizar e promover a importância da vida humana.
De acordo com o parlamentar, na quarta semana do mês de maio seriam realizados no âmbito municipal, campanhas de divulgação para sensibilizar a população acerca da preservação da vida humana. “É importante salientar o valor inestimável da vida humana, bem como amenizar os possíveis atos de atentado ao bem mais sagrado que temos. É necessário ressaltar, através de campanhas e projetos, o valor da vida humana”, justificou o parlamentar Manoel Neves.