Em novembro, a vida dos estudantes em Roraima estará mais agitada que o normal. Nesse período, duas importantes provas acontecerão no Estado, o que exigirá mais concentração, paciência e otimismo por parte de quem planeja uma graduação. Nos dias 5 e 6, haverá a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no dia 27 será a vez da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
A pouco mais de dois meses para realização da primeira prova, o professor de gramática Willer Lira aproveita para orientar aos candidatos sobre temas que, possivelmente cairão nos testes e nas redações. “Normalmente oriento sobre situações que estão acontecendo no dia a dia e que os alunos estejam sempre atualizados”, reforça.
Para ele, a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é considerado um tema relevante a ser abordado nas duas provas. Os jogos aconteceram na cidade do Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto para disputa de 42 modalidades esportivas.
O professor explica que esse tipo de assunto tem cobrança constante nas provas de vestibulares. Pode-se destacar a estruturação no painel político nacional, por exemplo.
Willer Lira orienta para que os alunos, nessa reta final, comecem a resolver questões e a revisar os assuntos estudados desde o início do ano. “Com relação ao nosso vestibular da Federal, eles sempre indicam algumas literaturas, então esse seria um bom momento para iniciá-las visto que há muitos assuntos a revisar”, salienta.
Outra dica é buscar apoio em materiais disponíveis, por exemplo, na internet, como pdfs e vídeo aulas, mas sempre na busca por atualização de conteúdo. “O Enem envolve muita atualidade e na Federal a disciplina mais afetada por isso é geografia”, lembra.
As provas – “A prova testa o aluno de todas as formas”, confessa Lira. As dicas para garantir o sucesso nos dias de teste é manter, até lá, alimentação saudável, possuir um plano de estudos organizado e buscar por ferramentas que auxiliem nesse processo. Citou o aplicativo Hora do Enem, lançado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) este ano com simulados online. “Sempre aconselho que nessa reta eles se preocupem em resolver questões, afinal de contas, as provas serão isso”, destaca.
Todos os anos, a UFRR publica sugestões de literatura que serão abordadas nas fases do Vestibular. Em 2016 as obras foram:
Para o Processo Seletivo 1
Meia Pata, de Ricardo Dantas – Disponível na Livraria Saber, em Boa Vista e pelos endereços eletrônicos da Livraria Cultura e Editora Kazuá.
Amor para quem odeia, de Eli Macuxi – Disponível no site Skoob.
Para o Processo Seletivo 2
O Garimpeiro, de Bernardo Guimarães – Esta obra está disponível no endereço eletrônico da Biblioteca Nacional (http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/O%20Garimpeiro.pdf).
Navio Negreiro, de Castro Alves – o poema encontra-se na Biblioteca Virtual da Literatura (http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/CastroAlves/navionegreiro.htm)
Para a terceira fase/integral
Dois Irmãos, de Milton Hatoum – Disponível na Livraria Cultura para venda.
Terras do Sem-Fim, de Jorge Amado – Na página dedicada ao autor os estudantes encontrarão a obra a disposição (http://www.jorgeamado.com.br/obra.php3?codigo=12596)
Texto: Yasmin Guedes