Voluntários dedicam manhã de domingo à retirada de resíduos do meio ambiente

Manhã de muita dedicação aos cuidados com o meio ambiente. Assim foi o domingo, 30, para os 132 voluntários que participaram da 18ª edição do Caerr nos Rios, realizado pela Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima). O trabalho resultou na retirada de 1,1 tonelada de resíduos sólidos do meio ambiente, entre garrafas de plástico, vidro, pneus e até restos de alumínio e eletrodomésticos que não eram mais usados.

Juntos, os colaboradores da Companhia e voluntários se reuniram cedo e seguiram, divididos em equipes, de barco e por terra, para as margens do rio Branco e balneários da cidade.

Diversas instituições participaram da ação, entre elas, Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), PM (Polícia Militar), Corpo de Bombeiros, IFRR (Instituto Federal de Roraima), Correios, Idecam (Instituto de Defesa Civil da Amazônia), Associação Terra Viva, Associação dos Barqueiros, 12º Grupo de Escoteiros Monte Caburaí e Centro Universitário Estácio da Amazônia.

“Meu filho está participando e eu fiz questão de acompanhá-lo, pois os pais devem incentivar os filhos a cuidar do meio ambiente. Essa consciência ambiental deve começar desde cedo”, disse a economista Jucilene Rocha Andrade.

De acordo com o presidente da Caerr, Danque Esbell, o Caerr nos Rios já tem conseguido despertar na comunidade o interesse pela preservação ambiental.

“Nós já tivemos notícias de que o nosso trabalho está beneficiando as pessoas que atuam nas margens do rio Branco, por exemplo, um empresário do ramo de turismo que estaciona sua balsa de passeio às margens do rio e que antes presenciava muito lixo jogado próximo à balsa e hoje em dia percebeu a diminuição do lixo. Ele acredita que essa nova realidade é resultado das 18 edições do Caerr nos Rios”, esclareceu o presidente da Caerr.

PROJETOS

O Caerr nos Rios é um dos projetos ambientais que integram o Programa Caerr Socioambiental desenvolvido pela Companhia, na capital e no interior. Mas outras ações também são executadas, entre elas, o Reuse, Vire a Página, que atua no reaproveitamento de folhas de papel, Caminhada Ecológica, que também realiza a coleta de resíduos sólidos, Caerr de Olho no Óleo, com foco na eliminação correta do óleo de cozinha, Bairro Sustentável, com a proposta de sensibilizar a comunidade sobre a importância da sustentabilidade, e Educação Ambiental, que leva palestras para escolas e outras instituições.

“Ficamos imensamente gratos aos voluntários que dessa vez participaram e que reforçaram essa corrente do bem em prol da preservação do meio ambiente. Esse apoio nos motiva a continuar em frente com o nosso propósito que é sensibilizar o maior número de pessoas”, finalizou o presidente.

Fonte: ASCOM/CAERR