Guia com informações sobre Educação Especial vai ajudar professores em Roraima

guia-de-inclusao-na-pratica-docente

Um Guia para o Docente voltado para professores que atuam em sala de aula comum, mas com foco na Educação Especial, foi desenvolvido por um grupo de acadêmicas do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio da Amazônia durante estágio de gestão no Centro do Trabalhador João Mendonça Furtado, escola do Sesi (Serviço Social da Indústria), e deve servir como um apoio à prática de professores em sala de aula.

As acadêmicas Eline Sousa Silva, Flávia Silva, Flávia Aivi, Sara Raquel Silva e Thaís Amorim, foram orientadas pela professora Rosilda Garcia, que explicou que o objetivo principal do material é atender o professor em sala de aula comum, pois, segundo ela, conforme pesquisa realizada pelas acadêmicas na própria escola, o professor da sala de aula comum tem dificuldade de trabalhar com esse processo de inclusão no contexto escolar.

A ideia então é aproximar o professor da importância do aprendizado de modo a facilitar sua prática e instigar a busca de aperfeiçoamento na área de educação inclusiva especial. “O guia ajuda a direcionar a prática docente com estratégias voltadas à educação especial, mas que não se restringem a crianças com deficiência, contemplando todas as crianças e suas particularidades”, disse.

O guia possui capítulos que tratam de deficiência intelectual, auditiva, visual, motora, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dislexia, discauculia e disgrafia, além de tratar de crianças talentosas e superdotadas. O material também possuiu um capítulo que trata sobre os tipos de síndromes, com detalhamento de caraterísticas e estratégias de atuação em sal ade aula.

No final, uma vasta referência bibliográfica que pode ser conferida pelos professores.

Baixe o material aqui